Existe Menopausa Masculina?

Como a mulher que chega a uma determinada idade, período da menopausa, os homens mostram algumas alterações hormonais que alteram a vida física, emocional e sexual, nesta fase, durante a qual essas mudanças ocorrem e é chamada de andropausa ou menopausa masculina.

Se você tem dúvidas a respeito vamos te contar tudo o que precisa saber sobre o assunto.

Existe Menopausa Masculina?

Tanto nos homens como nas mulheres, o nível de hormônios diminui à medida que os anos passam. Estas alterações hormonais podem trazer consequências sobre o humor e podem afetar o interesse pelo sexo. Em Saúde Dicas te contamos se existe algo semelhante à menopausa para os homens.

Você já reparou que o seu marido ou seu pai está mais mal-humorado ultimamente? Ou que o seu parceiro parece estar triste sem motivo aparente e até perdeu um pouco do interesse sexual? Talvez você tenha dito alguma coisa que o chateou e não sabe exatamente por que chegou a pensar que pode estar passando por algo parecido com a menopausa?

Imediatamente você pensa não é possível, porque é um homem! No entanto, e embora não possa ser equiparado por completo com a menopausa feminina, os homens também sofrem de alterações hormonais que os afetam gradualmente à medida que os anos passam, e que se conhecem como “andropausa“. Esta diminuição no nível de hormônios masculinos pode causar consequências físicas e psicológicas, como alterações de humor, diminuição do nível de energia e desinteresse sexual.

E enquanto alguns homens têm a sorte de nunca sentir essas mudanças, geralmente depois dos 40 os níveis de testosterona começam a diminuir aproximadamente 1% ao ano. É uma queda que, embora lenta, começa a ter mais força depois dos 60 e é aí que podem começar os sintomas da andropausa. Quando um homem completa 80 anos, é comum ter baixos níveis de testosterona no sangue.

Para que você veja se este é o seu caso, te contamos quais são alguns dos sintomas da andropausa, embora seja importante esclarecer que alguns fazem parte do processo normal de envelhecimento.

Lembre-se que a única maneira de saber se você tem baixos níveis de testosterona e saber se você tem Andropausa é através de um exame de sangue:

  • Infertilidade.
  • Diminuição do desejo sexual.
  • Diminuição das ereções espontâneas, como as que se apresentam durante o sono.
  • Diminuição dos pelos pubianos ou dos pelos do corpo em geral.
  • Redução no tamanho dos testículos.
  • Redução da estatura ou enfraquecimento dos ossos.
  • Redução da massa muscular e força.
  • Ondas de calor e sudorese.
  • Depressão e tristeza.
  • Problemas para dormir (insônia).
  • Diminuição da capacidade de concentração e memória.

Se você tiver algum dos sintomas da andropausa, deve consultar seu médico para estabelecer o diagnóstico e para discutir sobre as opções de tratamento, como a terapia de reposição hormonal. Esta terapia, dependendo da idade, é ainda um pouco polêmica, então fale com o seu médico sobre os riscos e os benefícios. Não tenha vergonha!

Relacionados:

Comentários

Loading...