O que acontece quando você dorme com os pés descobertos?

Nós estamos no outono e estamos experimentando noites bem frias, saiba que dormir com os pés para fora da coberta é um excelente negócio para sua saúde.

A ciência sugere que a temperatura corporal e a qualidade do sono estejam relativamente relacionadas. De acordo com a pesquisadora Natalie Dautovitch, professora de psicologia na Universidade do Alabama, EUA, e porta-voz da National Sleep Foundation, apesar de soar contraproducente para algumas pessoas, dormir com os pés descobertos garante uma noite de sono melhor, já que esses membros ajudam a manter o corpo em uma temperatura mais baixa.Mais especificamente, você acaba dormindo mais rápido e mais profundamente.

O que acontece quando você dorme com os pés descobertos?

Em entrevista à New York Magazine, Dautovitch afirmou que os pés são umas das melhores partes do corpo quando o assunto é se livrar do calor, e não a cabeça. Eles não possuem pelos, e contêm as chamadas anastomoses arteriovenosas, conhecidas estruturas que ligam as artérias às veias, antes que ambas se reúnam aos vasos capilares. Logo, quando está mais quente, essas estruturas se dilatam para permitir uma maior passagem se sangue para a pele, a fim de resfriá-la.

Segundo a especialista, a temperatura de nosso corpo já começa a cair antes mesmo de dormir (cerca de um a dois graus) e, em seguida, uma nova queda ocorre, mas quando já estamos dormindo. Logo, cobrir completamente o corpo vai aquecê-lo novamente. “Eu acho que é interessante tentar arrefecer nossos corpos”, disse Dautovich. “Colocar o dedo do pé para fora, ou todo o pé, poderia garantir um sono mais restaurador. Fazer isso enquanto tenta pegar no sono pode ser uma forma de conseguir dormir melhor”. De acordo com a Medical Daily, você ainda pode tomar um banho morno antes de deitar ou até mesmo beber algo quente antes de dormir, porque ambos poderão ajudar ainda mais o corpo a esfriar.

Para uma noite de sono ser considerada boa, a temperatura ambiente deve estar entre 19 e 22 graus Celsius. Você pode garantir isso por meio de ar condicionado, ou deixando o ar bater diretamente em seu corpo. No entanto, os especialistas concordam que o lado inferior mais resfriado ajudará a atingir um sono ainda mais profundo.

Relacionados:

Comentários

Loading...