Dicas para desinfetar a sua casa de forma natural

Desinfectar a casa é algo essencial que devemos fazer regularmente, pelo nosso bem-estar e pela saúde de toda a família.

A natureza coloca à nossa disposição recursos simples para grandes necessidades.

Descubra neste artigo 5 truques para desinfetar a sua casa usando produtos naturais.

Dicas para desinfetar a sua casa de forma natural

1. Vinagre com água oxigenada

Muitos já conhecem os grandes benefícios do vinagre como limpador caseiro. Agora, se combinarmos o vinagre com água oxigenada (também chamada de peróxido de hidrogénio), conseguiremos um dos desinfetantes mais poderosos que podemos imaginar.

Tanto é que com ele conseguiremos eliminar de forma eficaz a bactéria E. coli,assim como a maioria dos germes. É ótimo para limpeza diária da cozinha.

Preparação:

  • Em uma garrafa com borrifador, adicione 500 ml de vinagre branco, 400 ml de água e 50 ml de água oxigenada.
  • Agite bem e borrife na área que deseja desinfetar.
  • Para limpar bancadas, a primeira coisa a fazer será borrifar um pouco de água oxigenada e, depois, adicionar um pouco de vinagre para depois esfregar com um pano.

2. Óleo de eucalipto

Pode encontrar o óleo de eucalipto em qualquer loja de produtos naturais ou em lojas de limpeza especializada. Ele possui múltiplos usos para a saúde, como para os resfriados ou inclusive para a bronquite.

  • O óleo de eucalipto elimina bactérias e germes.
  • Repele os mosquitos.
  • Serve para aromatizar a casa.

Preparação:

Para cada litro de água, adicione 150 ml de óleo de eucalipto. Mexa bem e verá como o piso e o azulejo ficarão limpos, já que o produto elimina germes, sujidade e deixa a casa com um aroma muito agradável.

3. Bicarbonato e seus excelentes usos para o lar

Para limpar e desinfetar o forno

Neste caso basta borrifar água dentro do forno e depois despejar duas colheradas de bicarbonato de sódio. Feche o forno e deixe agir por 2 horas ou, se preferir, pode fazê-lo de um dia para o outro e deixar que atue toda a noite. Depois, basta lavar com um pano molhado com água e sabão e limpar.

Para desinfetar e limpar os canos

Para manter os encanamentos em perfeito estado basta colocar duas colheradas de bicarbonato e depois 250 ml de vinagre. Deixe que atue durante toda a noite para, de manhã, limpar com água bem quente. Vai ver como o resultado é ótimo!

4. Vinagre e limão

Não poderia faltar essa simples e eficaz combinação. O limão junto com o vinagre atua como um potente desinfetante do lar, muito útil especialmente para a limpeza do banheiro.

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • ¼ de litro de vinagre branco
  • O sumo de um limão
  • Uma garrafa com borrifador
 Preparação:

Assim que tiver separado todos os ingredientes, coloque-os em uma garrafa de plástico ou vidro e agite bem.

Humedeça um pano para limpar toda a superfície que desejar desinfetar. Agora, caso deseje limpar, por exemplo, o a sanita, será necessário que use água muita quente e que deixe esta combinação agir durante toda a noite.

5. Água oxigenada e óleo de melaleuca

Ingredientes:

  • 750 ml de água
  • ¼ xícara de água oxigenada
  • 2 colheradas de suco de limão (20 ml)
  • 10 gotas de óleo de melaleuca
  • Uma garrafa limpa com borrifador

Preparação:

Assim como sugerimos nos casos anteriores, uma vez que tenhamos preparado todos os produtos, bastará colocá-los em uma garrafa e agitar bem antes de usar.

Borrifaremos essa combinação em áreas difíceis, como na areia do seu gato ou onde dorme o cachorro. A água oxigenada e a melaleuca atuam como bons repelentes de pulgas e carrapatos, o que é muito bom para manter a boa higiene dos animais de estimação da casa.

Aplique e deixe agir durante meia hora. Depois basta limpar com um pano e enxaguar com água quente.

Comentários