Dicas de alimentação na gravidez!

Acabou de descobrir que está grávida? Então em primeiro lugar, meus parabéns! Tenho certeza de que o seu bebê te trará muita felicidade e momentos de muito orgulho, mas também muita dor de cabeça e horas sem dormir, rs! Como toda mulher deve saber, assim que é descoberta uma gravidez, o primeiro passo a ser colocado em prática é visitar um obstetra para fazer o acompanhamento pré-natal e começar os cuidados básicos que uma gestação exige.

Dicas de alimentação na gravidez!

Evitar fazer esforços físicos, ficar de repouso, não ingerir bebidas alcóolicas e nem fumar (nem ficar perto de pessoas fumantes), fazer leves exercícios físicos, adquirir hábitos mais saudáveis diariamente e, principalmente, ter uma alimentação saudável e equilibrada são atitudes importantíssimas. Mas, quando dizemos alimentação balanceada, a grande parte das mulheres acham que durante a gravidez devem parar de comer e começar os famosos regimes para evitar ganhar excesso de peso.

O pensamento de evitar um ganho exagerado de peso durante a gravidez está correto, porém, os regimes ou outras dietas hipocalóricas devem estar banidos durante o período da gestação, pois podem oferecer riscos tanto para você, quanto para a saúde e a formação do bebê.

A melhor dica de alimentação na gravidez é fazer pequenas refeições durante o dia, comendo a cada três horas, mas em pequenas proporções e apenas alimentos saudáveis. Frutas, legumes, verduras, cereais, carnes magras, entre outros, são importantes alimentos para consumir no dia a dia. Entretanto, é importante evitar bactérias durante esta fase a todo momento e, por isso, evitar a ingestão de carnes mal passadas, carne de porco e, principalmente, ovos crus, é fundamental.

Além disso, esqueça a ingestão exagerada de açúcar durante a gravidez, pois além de aumentar o ganho de peso na gestação, ainda pode auxiliar no desenvolvimento da diabetes gestacional e ser perigoso para a saúde da mãe e do filho. Alimentos embutidos (salsicha, linguiça, mortadela, presunto, salame, etc.), refeições prontas congeladas, salgadinhos, refrigerantes, frituras, fast-foods e outros alimentos que fazem mal à saúde, devem ser deixados de lado ou evitados ao máximo durante a gravidez.

Essas foram as nossas dicas de alimentação na gestação. Se você tiver mais alguma dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário para a gente no campo abaixo e não se esqueça de compartilhar estas informações!

Comentários