Como plantar cebolinha

Hoje no Baú das DICAS você irá aprender como plantar cebolinha! 

Com certeza você conhece a cebolinha . Ingrediente bastante usado em vários os tipos de pratos salgados como omeletes, sopas, purês e carnes, ela oferece inúmeros benefícios a saúde, além de servir até mesmo para decoração de pratos.

A cebolinha verde possui vitamina A, que atua em nosso organismo como anti oxidante, fortalece o sistema imunológico, melhora a visão e ajuda no crescimento do cabelo.

A cebolinha verde que também é conhecida pelo nome científico Allium fistulosum cresce bem em temperaturas que variam entre 14ºC a 24ºC. Mas em grande parte das regiões do Brasil essa planta cresce sem problema nenhum.

Em questões de luz, a cebolinha deverá ser plantada em um local, onde a luz solar pegue diretamente na planta por apenas algumas horas no dia, cerca de 3 horas de luz por dia já é o suficiente para o sucesso do crescimento.

Como plantar cebolinha

Qual o melhor solo para plantar cebolinha?

Plante os seus pés de cebolinha em um solo que seja bem drenado, rico em matérias orgânicas o que consequentemente o torna mais fértil. Espalhe restos de alimentos, como cascas de banana e outros ao arredor das plantas caso o seu solo não seja tão fértil. A cebolinha como já falamos cresce com muita facilidade, portanto só evite solos que fiquem encharcados e próximos a locais com muito ácido no solo.

Como aguar os pés de cebolinha?

O solo deverá ser mantido úmido, não encharcado, portanto faça a irrigação com uma frequência de 3 a 4 vezes ao dia.

Como plantar cebolinha?

O plantio da cebolinha poderá ser feito através de sementes, qualquer aviário você encontra, ou através de mudas obtidas por plantas já adultas.
Plante as sementes diretamente em um solo de seu quintal que desejar, ou até mesmo em um vaso com uma terra boa, basta enterrar as sementes não muito fundo, 4 a 5 centímetros já está bom.
No caso das mudas, você vai precisar separar as folhas mais desenvolvidas com um pedaço do caule do caule principal, alguns falam que é separar as plantas da touceira. E então plante essa parte que você separou da cebolinha adulta, na mesma profundidade que se encontrava.

Mas a técnica mais indicada no plantio de cebolinha é através de sementes.

Veja também: Saiba como plantar açafrão na sua casa

Quando realizar a colheita das cebolinhas?

Após o plantio as cebolinhas poderão ser colhidas a partir do dia 75 podendo variar até o 115. Isso vai depender exclusivamente das condições do cultivo, como clima, irrigação, luz etc. Você deverá colher as folhas por inteiro juntamente com a base. Caso deseje um pseudocaule deixe crescer por pelo menos 3 meses, mas sempre irrigando e cobrindo a planta com terra.

Dicas finais

Sempre limpe a área onde estão plantadas suas cebolinhas de plantas que podem sugar os nutrientes.
Para você que gosta daquela parte branca da cebolinha, conforme a planta vai crescendo, vá colocando terra em cerca de metade da planta, a parte que ficar embaixo da terra provavelmente irá ficar do jeito que você quer. Essa parte se chama pseudocaule.

 

 

Relacionados:

Comentários