Como pintar uma porta de casa

1) Retire a porta:

Para começar, comece por retirar a porta das dobradiças onde está encaixada. Para o fazer precisa provavelmente de ajuda de outra pessoa para esta operação, já que as portas são pesadas. Abra a porta a 90 graus e comece a fazer movimentos ligeiros como se estivesse a fazer vento com a porta puxando, ao mesmo tempo, a porta para cima, até esta ficar solta das dobradiças.

Depois de ter a porta retirada, deite-a sobre duas cadeiras ou um cavalete, já que é mais fácil pintar a porta com esta deitada, além de evitar que a tinta escorra.

2) Remova todas as peças da porta:

Comece agora por retirar todos os acessórios da mesma: a fechadura, as dobradiças, os parafusos, todos os enfeites e a maçaneta. Coloque tudo num saco ou numa caixa para depois voltar a colocar na porta, depois desta estar pintada.

3) A pintura das portas planas:

As portas planas são pintadas em 3 partes. Primeiro a parte de cima, depois a central e depois a parte em baixo. Pinte sempre primeiro na vertical, depois passe com a trincha na horizontal e depois novamente na vertical. Estas duas últimas passagens fazem-se sem molhar a trincha na tinta. Aplique duas ou três demãos e lixe com uma lixa fina entre cada uma das demãos.

A parte lateral é pintada com um pincel, de forma a que não escorra tinta para os bordos.

A borda inferior e superior da porta, devem ser pintadas apenas se ficarem visíveis. Caso contrário, evite fazê-lo de modo a não necessitar de cortar ou lixar essas bordas, devido à camada de tinta que fica após a pintura da mesma.

4) A pintura das portas com painéis:

A forma de pintar é a mesma. Convém só ter em conta que uma porta com painéis deverá ser pintada por partes, tal como mostram as imagens abaixo:

Relacionados:

Comentários

Loading...