Como montar um cantinho de estudos

10 dicas para você saber como montar um cantinho de estudos focado no seu desempenho e começar o ano com o pé direito.
 
Sabemos que o ano está prestes a começar e você vai ter que mergulhar nos seus estudos e no seu trabalho com força e foco total. Aí fica a dúvida: o cantinho de estudos que você tem em casa está preparado para atender o que você precisa? Para te ajudar a memorizar tudo?

Para te ajudar a se concentrar e enfrentar as matérias e os projetos mais tediosos? Por garantia, nós resolvemos fazer esse post e te contar 10 dicas imperdíveis sobre como montar um cantinho de estudos. Use, abuse e bons estudos!

Como montar um cantinho de estudos

#1 Escolha o lugar

O seu cantinho de estudos pode ser onde você quiser. No canto da sala, no escritório, no quarto, na cozinha, na sala. Leve em consideração o fato de que o ambiente deve te ajudar a se concentrar e, por isso, é importante que ele seja perto, acessível e sem muitas distrações.

#2 Foque nas lembranças

Algumas pesquisas indicam que você tem mais facilidade de lembrar informações que você aprendeu em uma sala de aula, se você estiver em um ambiente parecido, por exemplo. Leve isso em consideração quando escolher os móveis que vão completar seu ambiente. Se você está montando um cantinho de estudo no quarto infantil, essa informação é essencial. Cadeiras mais parecidas com as de sala de aula, mesas menores, um quadro de anotações, tudo isso colabora para facilitar a lembrança da criança sobre o estudado lá.

Como montar um cantinho de estudos

#3 Conforto é importante, mas conforto demais é distração

Nós sabemos que você estará estudando ou trabalhando em casa, mas isso não significa que você deve manter seus pijamas. O seu cérebro precisa de uma informação de que agora não é hora de descanso e entretenimento, mas, sim, de estudo. Para isso, tenha o cantinho específico para o estudo e desenvolva rotinas como deixá-lo sempre organizado, vestir uma roupa diferenciada antes de sentar nele, entre outros.

#4 Busque uma janela

Não tem como discutir: não há nada como a luz natural. Criar o seu cantinho de estudo perto de uma janela traz milhares de vantagens: além de tornar o ambiente mais confortável, ela ajuda na hora que você precisar olhar para algo diferenciado enquanto pensa. E o mais importante, especialmente para quem vai trabalhar nesse cantinho: ela avisa quando é hora de parar.

Como montar um cantinho de estudos

#5 Escolha sua luz com cuidado

É importante não focar em uma luz que fique direta no seus olhos. Isso tornará sua vista cansada muito mais rápido e pode trazer outras complicações futuras. No entanto, trabalhar em um ambiente com pouca luz também é ruim. Tenha uma luz na altura do seu queixo para a hora do estudo e um foco de luz do teto ou de trás de você para leituras.

#6 Música é essencial

Algumas pessoas se incomodam muito com música enquanto estudam. Outras, funcionam melhor. Independentemente de qual dessas duas pessoas é você, o ideal é manter o silêncio no cantinho dos estudos. Tente reproduzir apenas os barulhos que você ouvirá durante uma prova, por exemplo. Se a música se fizer realmente necessária, prefira a clássica.

Como montar um cantinho de estudos

#7 Invista em plantas

Nós sempre damos essa dica e muitos de vocês dizem que nunca teriam plantas em um cantinho de estudos, no quarto ou na sala. A NASA já provou que plantas melhoram a qualidade do ar, além de tornar seu ambiente muito mais sereno para o aprendizado.

#8 Desligue seu celular

O mal do nosso século é também uma das maiores invenções dele. A conectividade que a internet nos proporcionou é algo inexplicável. No entanto, os grupos de familiares, as opiniões e as piadas dos amigos, o crush, as redes sociais e coisas mais podem ser péssimas distrações para o seu estudo. Por isso, a não ser que você esteja para receber uma ligação muito importante, desligue o seu celular ou mantenha-o no modo avião.

Como montar um cantinho de estudos

#9 Mantenha-se positivo

Sabemos que, às vezes, estudar e trabalhar pode ser cansativo. Tem dias que parece que nada do que estamos fazendo tem sentido. É nessa hora que a sua decoração faz toda a diferença. Lembre-se de manter frases que te animam por perto, em quadros, pôsteres e até bandeirinhas. Coloque fotos, artes e até livros que te lembrem coisas gostosas para que eles sejam o seu “refúgio” quando tudo perder o sentido. heart

#10 Saia do seu cantinho de estudo

Se você seguir todas essas dicas, seu cantinho de estudo terá sido montado com tanta maestria que você nunca mais vai querer sair dele. Com as modernidades, você pode cair na pegadinha de querer assistir Netflix lá, conversar com seus amigos, ligar para os seus familiares e assim sucessivamente. Não deixe que isso aconteça. Explorar esse espaço demais, pode torná-lo cansativo e até acabar com essa assimilação cerebral de que ali é um espaço para eestudo, trabalho e concentração. Faça pausas, saia de casa e renove seu espírito para conquistar tudo que você sempre quis. heart

Se você gostou deste post, você também vai gostar deste cantinho de estudos feminino, destas dicas para decorar o cantinho de estudos do seu filho, e destas formas de organizar a salinha de estudo dos sonhos. Você também pode aproveitar para aprender a fazer estes DIY de volta às aulas e acessar o nosso board do tema no Pinterest para se inspirar ainda mais. bigsmile

Relacionados:

Comentários