Como limpar e conservar discos de vinil

Por muitos anos se usou para ouvir música discos de vinil, mas hoje praticamente é uma raridade ver pessoas que ouvem discos de vinil.
Mas acredite apesar de toda esta revolução tecnológica ainda existem pessoas que usam aparelhos para tocar discos de vinil.

Como este artefato é um pouco delicado e exige alguns cuidados em especial no quesito da limpeza do vinil, então o que aconselhamos ao leitor é que faça uso de algumas das muitas dicas que vamos colocar aqui sobre como é possível estar limpando o disco de vinil.

Conservação de discos de vinil

A primeira coisa que se deve observar na conservação de um disco de vinil é verificar o local onde ele é guardado.
Os discos devem ser guardados num local com sombra e arejado, é importante que o leitor se atente a este detalhe pois o sol e a poeira pode trazer prejuízos significativos quanto a qualidade da música e até mesmo prejuízos quanto ao material do vinil que por si só é muito sensível tanto a poeira como a luz excessiva do sol que pode prejudicar as propriedades do vinil.

A segunda coisa que se deve atentar para uma boa conservação dos discos, é que procure alojar seus discos em conjuntos de 10 a 20 unidades, pois se juntar muitos discos em um mesmo local pode-se correr o risco de arranhar os discos, inutilizando-os de forma provisoria ou mesmo em alguns casos de forma permanente, trazendo assim significativos prejuízos para o leitor de seus discos de vinil.

Como limpar e conservar discos de vinil

Manuseio dos discos de vinil

A terceira dica que gostaríamos de colocar aqui é no manuseio dos vinis. Ao se manusear os seus discos de vinil, faça-o com as mãos limpas e secas, pois qualquer sujeira pode trazer prejuízos de forma significativa ao vinil ou danificando provisoriamente ou mesmo permanentemente ou até mesmo inutilizando-o para sempre.

A quarta dica é que jamais assopre o vinil, isto pode trazer uma série de danos ao artefato trazendo assim prejuízos quanto a qualidade das músicas que se ouve e do próprio disco que por ser feito de um material extremamente delicado acaba sofrendo sérios danos ao se ter este tipo de atitude
Os danos podem ser provisórios como permanente.

Como limpar os discos de vinil

Ao se fazer o processo de limpeza do vinil se deve usar água e detergente, nunca use nenhum tipo de produto além deste pois pode danificar de forma significativa o artefato o deixando-o inutilizado para uso.

Também se aconselha que se use luvas, para evitar que se tenha o risco de arranhar o disco causando assim danos de forma significativa ao mesmo pois como dito ao longo deste artigo este artefato é um artefato extremamente delicado e pode ser danificado ao menor do deslize.

Para terminar podemos dizer que o processo de limpeza de discos de vinil requer por parte do leitor um empenho e por que não dizer uma certa dose alta de delicadeza, este é o grande segredo da limpeza de discos de vinil.

Comentários