Como limpar as cortinas de forma correta

Descubra neste artigo como limpar as cortinas lá de casa de forma eficaz e economizando tempo.

 

Siga os passos que apresentamos aqui e vai ficar com as suas cortinas limpar sem perder muito tempo com essa tarefa.

Como limpar as cortinas de forma correta

Procedimento:

1º Passo: Limpar superficialmente

A parte da cortina que menos suja é o lado que fica virado para dentro da casa. Assim, quem mantém a casa limpa, acaba mantendo a decoração na mesma linha. Mas, sempre acontece de ter acumular de pó, por isso é ideal que as cortinas estejam fechadas para dá início à limpeza.

Com um aspirador, percorra todo o pano de cima para baixo. Continue este movimento até passar por toda a extensão da peça.

2º Passo:Vire a cortina

Depois que limpar o lado menos sujo, é hora de fazer higiene do lado que fica virado para a janela. Por estar em completo contacto com o ambiente externo, este lado da cortina é mais sujo e por isso precisa de mais tempo no processo de limpeza. No mais, a técnica é a mesma acima, passe o aspirador de cima para baixo de forma suave.

3º Passo: Sacuda a cortina

Após limpar os dois lados da cortina, retire a peça e a sacuda em um ambiente de ar livre, de preferência com as portas e as janelas próximas da casa fechadas. Esta técnica faz com que o pó restante seja eliminado. Em seguida, pendure a cortina no varal e deixa-a nesta posição por várias horas, assim a peça pode ficar em ventilação, eliminado ácaros, poeiras e outros micro-organismos.

4º Passo: Procure por manchas

Enquanto a cortina está em plena ventilação, aproveite para procurar manchas. Se encontrar, retire-as com uma esponja úmida e um pouco de sabão. Topicamente em cada região manchada, aplique a esponja fazendo movimentos circulares. Assim que as peças estiverem secas, recoloque-as dentro de casa, limpas e livres de agentes alergênicos.

Persiana romana: como limpar?

Há também um tipo de cortina mais rebuscada, isto é, a persiana romana. Esta parte da decoração da casa oferece mais trabalho ao ser levada para lavar, por isso usa-se uma técnica diferente.

Neste caso específico, desmonte a cortina para que ela possa ser lavada com mais eficácia. Pode utilizar um produto que limpe estofados, mas antes é necessário fazer um teste rápido em uma parte discreta da peça, caso esta região não desbote, o produto pode ser utilizado em toda a persiana.

Mas é bom lembrar que existem profissionais especializados neste tipo de limpeza, por isso em qualquer caso de dúvida consulte o profissional.

Comentários