Como fazer sabonete artesanal para lembrancinhas

Além de serem fundamentais  para o cuidado  da nossa higiene, os sabonetes também podem ser uma excelente  ideia para lembrancinhas  em festas, casamento, chá de bebê ou de panela, entre outras ocasiões.

Então aprenda nessa matéria como fazer sabonete artesanal e faça suas próprias lembrancinhas, presentinhos de visita ou tenha uma renda extra e faça-os para vender.

Outro ponto forte dessa receita é que todos os ingredientes são fáceis de encontrar em lojas de artigos para perfumaria, lojas de artesanato ou farmácias de manipulação.

Ficou interessada? Então preste bastante atenção nessa matéria e aprenda:

Como fazer sabonete artesanal para lembrancinhas

Como fazer sabonete artesanal passo a passo

Para começar a fazer os seus sabonetes artesanais você irá precisar de:

  • 1 Kg de base de glicerina para sabonetes (branca ou transparente);
  • 30 ml essência para sabonetes;
  • Corante alimentício (Anelina);
  • Álcool de cereais;
  • 1 panela de vidro, ou esmaltada (nunca usar de metal ou alumínio);
  • 1 forma para banho-maria;
  • Bastão de vidro;
  • Moldes de silicone ou plástico;
  • Filme plástico para embalar.

Além disso, as medidas de essência podem variar de acordo com a marca, qualidade, ou até mesmo o aroma, então o ideal é dosar ao seu gosto, sem seguir a risca o quantidade da receita, ela é só para você ter uma noção, mas pode ser modificada.

Comece picando a base de glicerina em pequenos pedaços, depois coloque para derreter em banho maria, sempre em fogo brando para que a base não ferva.

Quando estiver totalmente derretido, retire do fogo e coloque o corante da cor desejada. Feito isso, espere um pouco para que a base esfrie, mas não endureça. Irá formar uma nata fina na parte de cima da base, só então você pode adicionar a essência e misturar com o bastão de vidro, se misturar a essência com a base ainda quente ela irá evaporar e o sabonete não ficará perfumado.

Como fazer sabonete artesanal para lembrancinhas

Ao misturar a essência na base, evite mexer muito, pois poderá fazer espuma, nesse caso, borrife com álcool de cereais para acabar com a espuma.

Agora é só colocar a base nas formas, mas é preciso ter atenção e cuidado. Primeiro, use o bastão de vidro para segurar a película que se formou sobre a base e despeje o líquido sobre a fôrma e borrife mais álcool de cereais caso forme espuma.

Depois espere secar, o tempo de secagem vai depender da quantidade e tamanho da forma. Quando estiver seco , desenforme e se necessário retire as sobras com uma faca sem serra.  Aguarde mais umas duas horas antes de embalar os sabonetes em filme plástico, decorá-los e embalá-los para entregar.

E estão prontos os seus sabonetes artesanais!

Como fazer sabonete artesanal para lembrancinhas

Ainda tem dúvidas? Então confira o passo a passo completo dos sabonetes para lembrancinhas nesse vídeo do canal da Thiara Vilete:

Ideias de sabonetes para lembrancinhas

Essa receita é bem simples e fácil, ideal para quem está começando, mas depois que você for evoluindo na fabricação dos seus sabonetes pode ir acrescentando ingredientes e aperfeiçoando a receita de acordo com o seu gosto.

Também pode brincar com as fôrmas e criar sabonetes com variadas formatos e aparências de acordo com as diferentes ocasiões ou para quem você irá presentear.

Como fazer sabonete artesanal para lembrancinhasComo fazer sabonete artesanal para lembrancinhas

Você pode gostar desse passo a passo: Como fazer torta de feltro aromatizada

Como fazer sabonete artesanal para lembrancinhas

Como fazer sabonete artesanal para lembrancinhas

Gostou das ideias de sabonetes artesanais? Então deixe o seu comentário para gente.

Comentários