Como curar unhas encravadas

Como curar unhas encravadas!!

Quem já teve uma unha encravada sabe a chatice que é. Além disso, é algo que pode ser bem doloroso, se não cuidar direito. De nome científico Onicocriptose, não se cura sozinha. Se infecionar, é capaz que venha precisar de uma cirurgia.

Por isso, se aparecer em você, é melhor fazer alguma coisa rapidamente, para não ter que operar, não é mesmo?

Antes de tudo, vamos tentar entender o que é a tal de ‘unha encravada’.

Como curar unhas encravadas

A primeira coisa que você deve saber é que qualquer dedo pode vir a sofrer da maleita. No entanto, pela sua localização estratégica, o dedão do pé é o que mais sofre com unha encravada.

Mas há mais coisas que podem vir a causar a unha encravada, como:

Sapatos apertados:

Um sapato que não se encaixa direito – nem precisa ser um número menor que o seu – é uma porta aberta para a unha encravada. A pontinha da unha se direciona pra baixo da pele, crescendo na direção errada.

Cortar a unha da maneira errada:

Ao contrário da mão, você tem que cortar reto e não no formato oval. Se cortar oval, provavelmente irá empurrá-la pra dentro da pele, encravando a maldita.

Lesão:

Uma lesão pode muito bem causar uma unha encravada. Se, por um descuido, você der uma batida na unha, a pele ao redor dela tem a tendência a se fechar sobre ela, o que vai fazer com que a pele a a unha venham a crescer desordenadamente.

Diabetes

Quem sofre de  diabetes e encrava a unha com frequência, deve comunicar esse fato a seu médico. Pequenas feridas podem ocasionar muitas complicações. A unha deve ser alvo de contínua atenção, pois diabéticos não possuem muita sensibilidade nos pés.

Como curar unhas encravadas

Como saber se a unha encravou

Se alguma doença como diabetes deixar o pé insensível, dificilmente a unha encravada vai passar despercebida.

  • Dói pra caramba na base da unha
  • O dedo fica inchado e avermelhado
  • Se infeccionar,  terá sangue e pus

Se sua unha encravou, é capaz que dê pra fazer algo, remediar, se não chegou a um estágio mais avançado.

Como curar unhas encravadas

Como tratar de modo caseiro

Às vezes, dá para fazer alguma coisa e resolver o problema por conta própria. Se achar que a coisa tá mesmo feia, recomendamos procurar um especialista

Mergulhar os pés

Banhos de imersão podem ajudar bastante. Isso porque o contato com a água amacia a pele. Para quem tem tendência a encravar a unha, uma boa prevenção é deixar os pés na bacia com regularidade. Duas a quatro vezes por semana, por meia hora, com água quente ou morna, é bastante eficaz.

Como curar unhas encravadas

Para deixar a pele bem macia, utilize sulfato de magnésio ou sal de Epsom, como é mais conhecido.

Utilize um pedaço de algodão

Pegue um pedacinho de algodão e enrole até ficar um rolo fino. Com cuidado, coloque o rolinho entre a pele a a unha.

Como curar unhas encravadas

Se doer, interrompa e procure o médico. Mas, em geral, você vai aliviar sua dor porque a unha deixa de pressionar a pele.  A unha cresce pra fora com o algodão colocado dessa forma. Troque o algodão durante o banho.

O que pode aliviar a dor

Alguns remédios caseiros minimizam o problema, podendo até curar.

Limão siciliano

Cortar uma fatia fina de limão siciliano e esfregar com cuidado no local afetado. O  limão é eficaz  se houver infecção. Com um curativo, enrole no dedo a deixe atuar a noite toda. A acidez do limão combate a infecção.

Óleo de eucalipto

O óleo de eucalipto alivia a dor e ajuda na prevenção de infecções.

Vinagre de maçã

Esfregar vinagre de maçã embebido em algodão no local afetado várias vezes ao dia vai nutrir a pele e ainda previne infecções.

Como curar unhas encravadas

É bom não abusar do seu dedo se tiver tratando a unha encravada. O ideal é andar sem calçado ou calçar um sapato aberto. Tome cuidado para não lesionar a unha em algum lado. Depois de curado, continue evitando calçados desconfortáveis e cortar sempre a unha reta.

Porém, se o problema não se resolver com essas dicas, tá na hora de procurar o médico. Felizmente, na maior parte dos casos, essas soluções caseiras resolvem o problema.

Comentários