Como cozinhar ovos no micro-ondas

As substâncias encontradas no ovo estão dispostas de forma diferente no alimento, estando umas nas gemas e outras na clara. Saiba como aproveitá-las.

Ele é muito utilizado nas cozinhas brasileiras, seja na composição de outros pratos ou sendo servido sozinho mesmo. Esse alimento é muito conhecido pelos seus benefícios para a saúde do corpo, mas, se consumido em demasia, pode se transformar em um vilão do bem-estar. Já sabe de quem estamos falando? Isto mesmo, o ovo.

Alimento derivado de animal, o ovo de galinha é uma fonte riquíssima de proteínas e vitaminas. Pode ser servido assado ou cozido, sendo esta última alternativa a mais saudável, pois não é necessário utilizar óleo ou acrescentar sal. Além disso, o ovo cozido é muito fácil de preparar, sendo possível fazê-lo no fogão ou mesmo no micro-ondas.

Entre as duas opções de preparo, a do micro-ondas é bem mais prática e é ensinada por Sueli Rutkwski no livro “Dicas Incríveis – truques e segredos para facilitar seu dia a dia”. Mas, antes de saber como preparar este prato, conheça melhor seus benefícios.

Propriedades e benefícios do ovo

As substâncias encontradas no ovo estão dispostas de forma diferente no alimento, estando umas nas gemas e outras na clara. Cientificamente falando, a gema possui muito mais nutrientes que a parte branca do ovo. Assim, é possível aproveitar as vitaminas A, D e E que são facilmente absorvidas pelo corpo; a lecitina, responsável por controlar os níveis de colesterol e gordura; e luteína e zeaxantina, que são dois antioxidantes.

Enquanto isso, a clara consegue oferecer aos consumidores vitaminas do complexo B e minerais. Além disso, esta parte do ovo não possui gorduras e é indicada para atletas pois conta com albumina, substância capaz de ajudar o paciente na recuperação e na restauração muscular.

Como cozinhar ovos no micro-ondas?

Como cozinhar ovos no micro-ondas

De acordo com Rutkowski, para preparar o ovo cozido no micro-ondas, você vai precisar de uma jarra refratária, papel alumínio, água e, claro, os ovos. Desta forma, comece envolvendo dois ovos em papel alumínio, de forma separada. Em seguida, coloque os dois alimentos dentro do recipiente escolhido e acrescente água a ponto de cobrir os ovos.

Leve a jarra para o micro-ondas e, em potência máxima, deixe passar 10 minutos. Após o tempo determinado, retire o recipiente e despeje a água restante. Depois espere os ovos esfriarem para que você possa desembrulhá-los do papel alumínio sem se queimar com o vapor. Por fim, basta descascar e aproveitar o resultado.

Atenção, consumidor!

Assim como tudo na vida precisa de equilíbrio, o consumo de ovos de galinha também necessita de atenção. Isto porque, o excesso deste alimento pode ser prejudicial ao seu organismo, tendo em vista que a quantidade ideal de colesterol para um ser humano adulto é de, no máximo, 300 mg. Já o ovo possui em média 213 mg, por isso é indicado consumir apenas uma unidade por dia.

Comentários