Alimentação

Comer muito ovo pode fazer mal à saúde?

Há muito  tempo o consumo do ovo vem sendo analisando e estudado e, vira e mexe, surge uma novidade que afirma ou condena o consumo desse alimento.

Os últimos estudos se mostraram mais conclusivos e explicam o que devemos levar em consideração para tudo: exagerar a dose faz mal, sim!

No caso do consumo em demasia do ovo, existem riscos específicos.

Ainda que seja fonte de proteínas, vitaminas, minerais e demais nutrientes, os ovos são ricos em gorduras que podem afetar o colesterol.

A Associação Americana do Coração adverte que pessoas com problemas cardíacos ou que comem outras gorduras acompanhando o ovo (bacon, por exemplo) precisam moderar a ingestão do alimento, sendo a quantia recomendada de três ovos na semana.

Pessoas com hábitos saudáveis (dieta equilibrada e prática constante de exercícios) podem aumentar a quantidade, podendo ingerir até um ovo por dia.

Propriedades do ovo

O ovo de galinha é composto por proteínas, glucídios, lipídios, ferro, cálcio, magnésio, sódio, potássio, fósforo, colesterol e vitaminas, entre as quais estão a família B (2, 6 e 13) e as vitaminas A, D e E.

Entretanto, esses nutrientes são divididos nas partes do alimento: clara e gema.

Na primeira, encontramos hidratos de carbono, vitaminas A, B2, B6, D e E, além de muita albumina.

Essa proteína atua no desenvolvimento dos tecidos musculares; mantém os níveis da pressão osmótica; e assegura o transporte de gorduras ao sangue.

Já a gema contém os outros nutrientes mencionados, adicionando apenas os carotenoides biotina, luteína, niacina e zeaxantina, que têm propriedades antioxidantes.

Cuidados com o cozimento

Gosta muito daquele ovo com a gema bem molinha? Talvez seja a hora de deixar esse hábito de lado.

A gema crua pode estar infectada com a bactéria salmonella, que fica presente na casca do ovo.

Essa bactéria pode se desenvolver em temperaturas de até 50°C e causar infecções intestinais, com sintomas como cólica, diarreia, vômito e febre.

Para cozinhar completamente, o ovo leva, em média, 10 minutos para ficar pronto. Opções fritas ou assadas podem ser consumidas sem medo, desde que não esteja cru.

A melhor forma de consumo do ovo é cozido em água, pois deixa a gema intacta, preservando, assim, seus nutrientes.

Ao expor a gema diretamente a altas temperaturas, seu valor nutricional é comprometido.

Não precisa se preocupar muito caso coma mais ovos do que o indicado pelos médicos de vez em quando.

O ideal mesmo é manter uma dieta equilibrada e variada, onde as fontes de nutrientes que precisamos são encontradas em diversas fontes.

LER MATERIA COMPLETA...
Botão Voltar ao topo
Share via

You cannot copy content of this page

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend