Benefícios da Semente de Mamão

Mamão é uma das frutas mais sadias que existem no mundo.

O mamão é rico em antioxidantes, vitaminas, minerais e várias enzimas digestivas que no caso auxiliam o desenvolvimento do corpo. O mamão tem uma grande variedade de usos e é geralmente utilizado para fins medicinais e culinária.

A árvore que produz o mamão chama-se mamoeiro. Esta árvore produz o fruto durante o ano todo, porém a safra ocorre nos meses de maio, junho, agosto e outubro. Saiba mais sobre esta fruta no artigo a seguir : Benefícios da Semente de Mamão.

Benefícios do Mamão

Benefícios da Semente de Mamão

O mamão é uma fruta saborosa, de tendência tropical. O mamão traz inúmeros benefícios e propriedades para a saúde. O mamão ajuda desde o funcionamento dos intestinos e até mesmo ajuda na prevenção do câncer. Apesar de seu efeito levemente laxativo ser o responsável pela maior parte de seu uso medicinal, o mamão possui ainda outras propriedades que fazem um enorme bem à saúde, de modo geral.O consumo do mamão papaia, aliado a uma alimentação saudável, garantem uma pele mais macia, hidrata, vistosa e bonita. Serve como um creme antienvelhecimento natural, por sua ação antioxidante, podendo ser usado no corpo todo.

O mamão podem fazer maravilhas quando se trata de digestão. As enzimas digestivas presentes no mamão ajuda na auxiliando na digestão e inibir a constipação. As sementes são ricas em óleos graxos, proteínas, óleo volátil, glicosídeo, a enzima myrosin e em fibra. O mamão contém diversas vitaminas e substâncias antioxidantes que evitam o acúmulo de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos, impedindo o aumento do nível de colesterol LDL, ou colesterol ruim, que causa doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames.

Benefícios da Semente de Mamão

Benefícios da Semente de Mamão

A semente de mamão é uma grande fonte de fibras, rica vitaminas. É bastante útil para o bom para que o organismo desenvolva melhor . A semente de mamão é um regularizador natural do intestino, ele ajuda as pessoas que não tem o hábito de ir no banheiro normalmente. Mas, como já falamos anteriormente o mamão também é fonte de nutrientes benéficos pra a saúde do nosso corpo, ele é fonte das vitaminas B, C , é um antioxidante natural e auxilia na redução do colesterol ruim e ameniza as chances de ter ataques cardíacos. Lembre-se que sempre que puder comer mamão, seja ele puro, com cereais ou até mesmo em outros pratos torna-se benéfico para a saúde.

Em termos de calorias ele também não deixa a desejar. Cada 100 gramas de mamão possuem em média 50 calorias, o que o torna uma ótima opção para os cafés da manhã. Um benefício importante do papaia é o seu poder como um desintoxicante, graças a quantidade de fibra que possui. O mamão também previne a osteoporose. Este fruto possui também a papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e absorção de nutrientes pelo organismo. Contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo.

Lista de benefícios da semente de mamão para a saúde

  • O mamão ajuda  a normalizar o intestino: O mamão pois possui boa quantidade de fibras, que aumentam o peristaltismo, facilitando assim a evacuação.
  • Contém carotenóides :  Os carotenóides estão relacionados a funções antioxidantes ou ações biológicas, como fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do risco de doenças degenerativas como o câncer, doenças cardiovasculares, entre outras.
  • O mamão é rico em vitaminas do complexo B: Vitaminas (B1, B2 e B5), que auxiliam no sistema imunológico.
  • O mamão contém alta quantidade de fibras – Contém fibras solúveis, que ajudam na redução do colesterol quando associado a uma alimentação saudável e a prática de exercícios.
  • Fruta macia – Ótimo para pacientes com dificuldade de mastigação ou convalescentes por ter a polpa macia e fácil de mastigar e digerir.
  • Papaína – Outra substância interessante é a papaína, uma enzima encontrada na polpa do mamão que funciona como facilitadora do processo digestivo de proteínas. Destaca-se ainda sua utilização industrial ou comercial, para o amaciamento de carnes.
  • O mamão papaia é rico em vitamina C – É rico em vitamina C, que acelera a cicatrização e possui propriedades antioxidantes, capazes de bloquear a formação de diversas substâncias causadoras de câncer.
  • Contém fósforo – Possui fósforo, que aumenta a resistência dos atletas, combate a fadiga e é um bom tônico geral.

Sobre o mamão papaia

O mamão tem ação antioxidante, anticancerígena, auxilia a digestão.

Uso: Rico em vitamina A e C, e fonte de potássio.

Compra e conservação: Escolha frutas grandes, firmes, amareladas e sem machucados, que cedem um pouquinho se forem apertadas. Guarde na gaveta de geladeira por 3 a 4 dias.

Suco: Escolha frutas amareladas que cedem ligeiramente ao serem apertadas. Tire a casaca, cuidando para não manuseá-las demais. Não é necessário retirar as sementes.

Polpa: O mamão papaia vai muito bem com outras frutas em bebidas e serve para adoçar, acrescentando uma textura cremosa às vitaminas. Use as sementes, pois contêm proteína.

Contra-indicação: Algumas substâncias contidas no mamão podem suprimir os efeitos do hormônio progesterona na mulher, ocasionando abortos.  Por este motivo não é recomendado o consumo por mulheres grávidas. Pessoas com sensibilidade ao látex devem evitar consumir mamão e produtos produzidos com mamão.

Comentários