Aprenda a plantar alface em pote de sorvete

Muitas pessoas se interessam pelo cultivo de plantas em pequena escala, de forma caseira, no fundo do quintal. Para isso, os pesquisadores desenvolveram um sistema chamado mini-floating.

“Com um pote de sorvete, conseguimos fazer uma hidroponia sem energia elétrica, sem mexer, é um sistema muito simples e caseiro”, afirma o agrônomo Jorge Barcelos.

Aprenda a plantar alface em pote de sorvete

Neste sistema de hidroponia, a planta fica flutuando na água. Para fazer o mini-floating é preciso de um pote de sorvete vazio com tampa, uma garrafa descartável de cinco litros de água e um rolo de fita adesiva de alumínio.

No vídeo com a reportagem completa, o agrônomo mostra todo o processo de montagem. Ele explica que a fita adesiva evita o aparecimento de fungos, o super aquecimento e, além disso, a vantagem do alumínio, é que quanto mais brilhante, mais ele repele insetos.

Para preparar o adubo, o professor Barcelos, recomenda comprar um kit já pronto que vem com cinco nutrientes diferentes: nitrato de cálcio, nitrato de potássio, sulfato de magnésio, fosfato monoamônio (mapi) e os micronutrientes, entre eles o ferro, que dá uma cor avermelhada.

Cada saquinho é dissolvido em uma garrafa de cinco litros de água. No total, então serão cinco garrafas. E para preparar o adubo final, faça uma mistura com a quantidade certa de cada um deles. Por exemplo, se você for preparar dois litros de adubo vai usar 10 ml de cada nutriente já dissolvido.

Para cuidar da planta é preciso lembrar que ela precisa de sol e vai ficar no potinho por cerca de 30 dias. Então é importante observar o nível e repor a água, dependendo do tamanho da planta, a cada um dois dias.

O kit pronto para preparar o adubo custa R$ 12 e rende mil litros. A Universidade Federal de Santa Catarina tem um site exclusivo com informações sobre hidroponia.

O contato do professor Jorge Barcelos é (48) 3721-5438.

Gostou? COMPARTILHE!!
FONTE

Relacionados:

Comentários

Loading...