Alimentos Ricos em Zinco

A alimentação nos fornece os diferentes nutrientes que o nosso organismo precisa para se manter saudável e em bom funcionamento, por isso é importante conhecermos os alimentos que contém determinados nutrientes para saber como consumi-los em nossa dieta diária para fornecer a quantidade que o corpo necessita. No artigo de hoje te contamos quais são os alimentos ricos em zinco.

Hoje vamos falar sobre as propriedades do zinco e os alimentos que o contêm para que não falte em sua dieta um elemento tão importante para o organismo.

Propriedades do Zinco:

Embora muitas pessoas não conheçam as propriedades do zinco, este é essencial para o funcionamento ideal do organismo e é tanta sua importância, que ocupa o segundo lugar de concentração no corpo depois de ferro.

O zinco é necessário para o desempenho das defesas do corpo, ou seja, que o sistema imunológico trabalhe e mantenha as infecções longe do organismo. Do mesmo modo, o zinco influencia na cicatrização de feridas e no metabolismo dos carboidratos.

Seu consumo é recomendado para prevenir resfriados, se tomado durante pelo menos cinco meses começará a ver os resultados.

O zinco é necessário para as mulheres grávidas, lactantes e crianças para que possa crescer e se desenvolver de forma adequada dentro e fora do útero.

Alimentos ricos em zinco:

O zinco se encontra em muitos alimentos e a maioria deles, não apenas tem um elevado teor deste elemento, mas também contêm proteínas.

O alimento que mais contém zinco são as carnes bovinas, suínas e de cordeiro; o peixe também contém zinco, mas em quantidades menores.

As verduras e as frutas contém zinco, mas não contêm tanto como o zinco que se encontra nas proteínas animais. Isto significa que aquelas pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou uma dieta de baixa proteína, esta tende a ser baixa em zinco.

Para aqueles que são vegetarianos, podem obter a quantidade de zinco que necessitam nos frutos secos, como nozes, sementes de abóbora e sementes de girassol, amêndoas e avelãs. Por sua vez, também pode ser encontrado em cereais integrais, como leveduras, trigo, aveia, gérmen de trigo, milho, pão integral ou arroz.

Você também pode encontrar zinco em leguminosas, como lentilhas, ervilhas, feijões, soja e grão de bico.

Tabela de Alimentos e a Quantidade de Zinco Que Estes Fornecem:

Nesta lista mostramos os diferentes alimentos que contêm zinco e à proporção que têm em 100 gramas de cada alimento.

ALIMENTOS ZINCO (mcg) EM 100 GRAMAS DE PORÇÃO COMESTÍVEL
Ostras 52
Carne moída e hambúrgueres 32
Gérmen de trigo 12
Fígado de porco 6,9
Gema de ovo desidratada 6,15
Cavala 6
Centeio, farinha integral 5,5
Fígado bovino 4,8
Caracóis, leite de vaca desnatado em pó 4,4
Carne, lombo 4,3
Trigo (grão inteiro) 4,1
Feijão branco, queijo Edam, queijo Emmental, queijo Gruyére, queijo manchego curado, queijo parmesão, gema de ovo 4
Fígado de cordeiro 3,9
Carne magra bovina, caranguejos, lagostas e similares 3,8
Lagostim e camarão 3,6
Bife de carne bovina, costeletas de vitela, ervilhas secas, pão integral 3,5
Queijo manchego semi curado 3,43
Carne empanada e bolo de carne 3,43
Fígado de frango 3,4
Carne semi gorda bovina, outras partes de cordeiro 3,3
Lentilhas, coração de frango, queijo azul 3,1
Queijo manchego fresco, queijo Cammembert, soja em grãos, sardinha 3

Benefícios do Zinco:

Depois de ter visto os diferentes alimentos que contêm zinco, é o momento de ver também tudo o que o zinco pode fazer pelo nosso organismo:

Crescimento e desenvolvimento: o zinco é um dos componentes que mais nos ajuda no momento de crescer e desenvolver, por isso, é importante que este esteja presente na dieta das crianças. Por ser um bom elemento na mineralização dos ossos, o zinco é também mais recomendado para todas as pessoas que sofrem com osteoporose.

Reprodução: o zinco é um elemento que nos ajuda no processo de reprodução, por isso é importante se quisermos ser férteis e ter boas gestações.

Próstata: este é um mineral que inibe a produção de uma substância derivada de testosterona. Os níveis elevados dessa substância estão relacionados com os problemas benignos de próstata, por isso que o zinco é essencial para que estes se mantenham em níveis saudáveis.

Sistema imunológico: tem havido vários estudos nos quais foi possível constatar que o zinco ajuda a aumentar as defesas, por isso é apropriado para as épocas de outono, inverno e primavera, épocas nas quais podemos nos resfriar mais ou ter as defesas reduzidas. Também é adequado tomar suplementos de zinco, se estamos com tratamentos prolongados de antibióticos, para que possamos equilibrar as defesas naturais.

Pele, cabelo e unhas: o zinco é um mineral que ajuda as unhas e cabelos a estarem mais fortes e menos quebradiços. Por outro lado, também nos permite desfrutar de uma melhor saúde da pele.

Ajuda o metabolismo: o zinco é um grande aliado em todos os processos do metabolismo, por isso é um complemento adequado para pessoas que apresentam problemas com esses processos.

Como você pode ver, existem muitas ajudas que o zinco oferece ao seu organismo, por isso é essencial que você tenha certeza que o tem em sua dieta. Assim, você verá que pode desfrutar de uma melhor saúde e evitar problemas e doenças.

.

Relacionados:

Comentários

Loading...