8 Benefícios do Brócolis

Veja 8 Benefícios do Brócolis!!

Todos os alimentos possuem propriedades e benefícios para o nosso organismo e manutenção da nossa saúde, assim como para prevenir e tratar doenças. Apenas precisamos conhecê-los para aprender como consumi-los e desfrutar ao máximo de todos os benefícios e propriedades que podem oferecer. No artigo de hoje queremos destacar oito benefício do consumo de brócolis para a nossa saúde.

Adorado pelos nutricionistas e nem tanto pelas crianças o brócolis é um alimento com muitas propriedades saudáveis. O brócolis poderia ser benéfico contra o câncer.

O seu teor de ácido indole-3-carbino tem demonstrado em animais ser benéfico para reduzir o risco de certos tipos de câncer, seu efeito em humanos está em estudos.

O brócolis têm antioxidantes, como a luteína, benéficos para a saúde dos olhos. Se você quiser saber mais sobre os benefícios do brócolis em Saúde Dicas te contamos.

Brócolis: Muitas Vitaminas e Poucas Calorias:

O brócolis é da família das crucíferas, como couve-flor, couve de Bruxelas, ou repolho. Provém da Itália e foi popularizado pelos europeus, que o consomem em grande quantidade. Fervido, cozido ou refogado o brócolis é uma verdura cheia de vantagens.

Os cientistas não deixam de se surpreender com os benefícios do brócolis. Embora seu potencial para combater o câncer em seres humanos esteja em estudo, o fato é que o brócolis contêm substâncias como isotiocianatos, vitamina C, vitamina B1, vitamina B2, betacaroteno, ácido fólico, 53,3 miligramas. Cerca de 130 mg de cálcio/100 gramas, fósforo e também ferro. Também tem fibra em torno de 2,4 gramas.

Todas essas substâncias e apenas cerca de 40 calorias por 100 gramas. Comer brócolis é saudável e leve, um alimento ideal para qualquer dieta.

Benefícios do Brócolis:

8 Benefícios do Brócolis

1- É benéfico contra a aterosclerose, devido ao sulforafano, molécula muito abundante no brócolis e outros vegetais como repolho, couve-flor. Esta molécula tem um efeito muito benéfico sobre as placas de ateroma (responsáveis pela doença cardiovascular).

O professor Peter Weissberg, diretor médico da British Heart Foundation, que financiou esta pesquisa sobre os benefícios do brócolis na aterosclerose, afirma que “este fascinante achado esclarece sobre um possível mecanismo, através do qual, a dieta rica em vegetais (como é a dieta mediterrânea) protege contra doenças cardiovasculares”.

2- O brócolis tem efeitos antibacterianos. É igualmente benéfico para a pele. Graças ao seu conteúdo em glucocinina ajuda a reparar a pele danificada pelo excesso de sol. Da mesma forma, devemos dizer que o brócolis nos ajuda a partir do interior do nosso corpo na luta contra as doenças e as infecções, por isso que as pessoas que têm uma dieta rica em elementos antibacterianos, como brócolis, são menos propensos a contrair infecções.

3- Reduz o risco de úlceras. Os pesquisadores descobriram que os brotos de brócolis atacam a bactéria causadora das úlceras, a H. pylori. A substância denominada sulfatariano é a causa, já que, aparentemente, tem um efeito bactericida inclusive contra bactérias que são resistentes aos antibióticos. Existem linhas de pesquisa abertas sobre os efeitos antibióticos do sulfatariano.

4- Benéfico contra pressão alta. O brócolis é rico em cromo, potássio, cálcio e magnésio. Estes minerais são importantes para ajudar a regular a pressão arterial. Do mesmo modo que devemos fazer exercícios duas vezes por semana, consumir brócolis duas vezes por semana nos ajudará para que o nosso coração esteja saudável e forte e poderemos prevenir as doenças cardiovasculares.

5- Seus antioxidantes proporcionam benefícios para combater os radicais livres e é mais benéfico para os olhos. Os antioxidantes que nos fornece o brócolis não são apenas ideais para melhorar e cuidar da visão, mas também ajudam as nossas células a não envelhecerem de maneira prematura. Os antioxidantes são ideais para manter nosso corpo sempre em forma e evitar esse envelhecimento.

Por exemplo, uma xícara de brócolis tem a dose diária recomendada de vitamina C. Também contém minerais como o selênio, cobre, zinco, fósforo, que são muito importantes para o sistema imunológico. Os caretonoides e a luteína tem demonstrado que previnem a degeneração macular associada com a idade e as cataratas.

6- Benéfico para a saúde óssea. O brócolis possui uma boa quantidade de cálcio e vitamina K, que são essenciais para a saúde óssea e a prevenção da osteoporose. Além de consumir produtos lácteos, consumir brócolis é bom para os seus ossos.

7- Graças ao seu teor de fibras ajuda a melhorar a constipação. No entanto, este não deve ser consumido durante os períodos de diarreia ou problemas intestinais se não for sob recomendação médica.

8- Por seu conteúdo em ácido fólico e vitaminas é um alimento ideal para qualquer idade, especialmente as mulheres grávidas e que estejam amamentando. Neste caso, o ácido fólico não apenas ajudará para que a mulher se sinta forte e tenha os nutrientes necessários, mas que o feto se desenvolva muito melhor. É por isso que quando uma mulher fica grávida ou planeja ficar, a primeira coisa que os médicos indicam é começar a tomar ácido fólico.

Brócolis Contra o Câncer:

O brócolis, além de todos os benefícios que vimos, é um bom aliado na prevenção do câncer e é que suas funções são das mais importantes neste sentido. Por um lado, devemos dizer que o brócolis aumenta a quantidade de enzimas que existem no nosso organismo, de modo que tenhamos o necessário para que o nosso corpo possa se desfazer mais facilmente das substâncias que podem ser cancerígenas. Além disso, brócolis também é um ótimo alimento com o qual se consegue acabar com as células anormais, muitas das quais acabam como cânceres. Por último, também devemos saber que o brócolis nos ajuda a limitar a oxidação das nossas células graças aos elementos antioxidantes que discutimos acima. Este é o processo pelo qual começam muitas doenças e é que as células já não funcionam como deveriam. Com brócolis podemos adiar este envelhecimento prematuro.

Muitas Maneiras de Comer Brócolis:

Embora seja um dos alimentos que mais benefícios oferece, o brócolis não é fácil de consumir para aquelas pessoas que não gostam do sabor que este tem. No entanto, podemos dizer que há muitas maneiras nas quais podemos cozinhar de modo que você não note seu sabor e possa desfrutar de seus benefícios. Uma boa maneira de comer brócolis é gratinado com carne, se você gosta de queijo. O sabor do queijo e da carne ocultam o do brócolis, por isso podemos consumir sem problemas. No caso das crianças pequenas, podemos servir brócolis em forma de creme de verduras com cenoura e frango, tudo bem misturado.

.

Comentários