7 Utilidades da casca de limão

O limão tem sido utilizado em várias áreas, desde os primórdios do mundo. Seja na cozinha, ou na medicina, passando pela higiene e pela cosmética, esta fruta tem muito potencial. Potencial esse que vem de substâncias como bioflavonoides, vitamina C, cálcio, limoneno, ácido cítrico, pectina e magnésio. Saiba que estas substâncias previnem doenças, garantem imunidade e são antivirais e antibacterianas.

Infelizmente, algo comum como retirar a casca de um alimento, faz com que percamos grande parte das boas substâncias dele. Para seu conhecimento, descobriu-se, através de alguns estudos, que a casca, por norma é mais vitaminada do que o suco, dez vezes mais.

Além disso, a casca possui igualmente fibras e minerais que rejuvenescem e desintoxicam o organismo. A casca do limão é um ingrediente importante também quando falamos de câncer. Recorrendo a este excedente, as células cancerígenas são combatidas e a prevenção de doze tipos de câncer é assegurada. Estados nervosos e pressão arterial alterada são igualmente situações, em que a casca desta fruta, pode ter efeito positivo.

Inspire-se e confira aqui algumas formas de usar a casca de limão:

  1. Faça chá de casca de limão e beba diariamente. Este chá desintoxica e purifica. Ferva um litro de água. Quando levantar fervura, deite as cascas de dois limões. Reduza o fogo e deixe ferver por quinze minutos. Depois deite o suco dos limões, quando servir, e use mel ou estévia para adoçar.
  1. Prepare um azeite com aroma. Você vai cortar as cascas e juntá-las uma garrafa de azeite de oliva. Deixe-as estar em azeite durante um mês.
  1. Reparou que o seu açúcar mascavado, guardado na despensa ficou empolado? Para evitar isso, deite raspas de limão só na parte verde do mesmo.
  1. Rale a casca de limão e acrescente em suas bebidas e em seus pratos. Dará um aroma e sabor carismático. É comum acrescentarem-se raspas em algumas receitas, sobretudo em sobremesas, como bolos e biscoitos.
  1. Enfeite coquetéis com a casca desta fruta. Na vodca com água tônica, goteje algum suco de limão e adicione as cascas. Pode deitar raspas de limão nas covetes do gelo e assim, refresca os seus coquetéis e bebidas de forma original.
  1. Quer ter um ambientador caseiro sempre disponível? Ferva em 200 ml de água a casca de dois limões (ou eles inteiros). Além disso, junte ao preparado uma colher de chá de baunilha e três raminhos de alecrim fresco. Assim que levantar fervura, retire. Depois, antes de usar deixe descansar. Para melhor conservação, deixe na geladeira.
  1. Aprenda a fazer cascas confeitadas, que pode juntar em seus doces ou comê-las puras. Você vai precisar de cascas de dez limões, cortadas em tiras. Deite-as em água e aguarde que ferva, por um par de minutos. Depois, espere que arrefeça, coe e repita o processo duas vezes. Noutra caçarola, junte água com 100 gramas de açúcar e junte a esta calda. Depois, coloque em fogo mínimo, aguardando que a água desapareça. Assim que terminar, pode tirar as cascas e colocá-las em papel manteiga.

Coloque em prática as dicas que lhe indicamos e partilhe conosco a sua experiência.

 

Gostou? COMPARTILHE!! 

Comentários