5 coisas que sua pele revela sobre você

“Órgãos do corpo não são todos internos como o cérebro ou o coração. Há uma que usamos no exterior. A pele é o nosso maior órgão – adultos carregam cerca de 3,6 kg e 2 metros quadrados dele. “– National Geographic Ciência

A nossa pele é um órgão muito importante que serve para uma variedade de funções. O papel mais importante da pele é uma barreira para os elementos que podem prejudicar o corpo.

No entanto, sendo o órgão mais visível, a nossa pele também pode fornecer informações sobre as condições do nosso corpo em seu interior.

A pele tem três camadas: a epiderme, derme e subcutâneo (hipoderme). Fisiologicamente, a epiderme é a camada mais externa da pele e proporciona uma barreira à prova de água. A derme consiste em tecido conjuntivo, folículos pilosos e glândulas sudoríparas.

A hipoderme é feita de tecido gordo e conjuntivo. Ficamos com a nossa cor da pele a partir de células chamadas melanócitos, produtora do pigmento melanina. Este processo ocorre na epiderme.

Hoje vamos nos concentrar apenas em condições de pele comuns, que geralmente têm causas subjacentes. Vamos discutir as condições, causas e potenciais soluções.

1. ACNE
Possíveis causas: a acne pode surgir através do consumo de alimentos inflamatórios excessivos, uma dieta carente de valor nutricional, um desequilíbrio intestinal ou atividade hormonal.

A acne não está limitada a adolescentes, embora é nesta fase da vida que elas são mais ocorrem. Na adolescência, a produção de testosterona e outros hormônios fazem com que a pele aumente a produção de oleosidade. Os jovens são particularmente sensíveis devido às amplas mudanças fisiológicas que estão ocorrendo.

A acne adulta, embora menos comum, geralmente ocorre devido a uma dieta inadequada, especialmente a falta de nutrição. Uma dieta bem equilibrada é importante para equilibrar os hormônios, reduzindo a inflamação do intestino e um sistema imunológico saudável. Quando qualquer uma das funções são irregulares, a pele é propensa a surtos periódicos.

2. PELE SECA
Possíveis causas: A pele seca ocorre muitas vezes devido a deficiências nutricionais, problemas circulatórios, ou desequilíbrios hormonais.

A pele seca nem sempre é resultado de uma hidratação insuficiente, apesar de que também podem contribuir para a doença. Além disso, a constante aplicação de cremes hidratantes não é uma solução a longo prazo.

A pele seca pode ser o resultado de um hipotireoidismo – produção insuficiente de hormônios da tireóide, problemas com a circulação sanguínea, e exposição a determinadas condições ambientais.

Uma dieta deficiente em nutrição é também uma causa comum da pele seca, ter uma dieta bem equilibrada é importante para a saúde da pele.

3. ECZEMA
Possíveis causas: alimentos alergicos, irritantes da pele (sabonetes, champôs, desinfectantes), micróbios, desequilíbrios hormonais, condições ambientais

Eczema é uma condição da pele extremamente desconfortável e irritante que afeta cerca de 30 milhões de americanos. O número de causas são muitas. O eczema pode resultar em sintomas semelhantes à asma, incluindo a restrição das vias aéreas e respiração ofegante.

A intolerância alimentar é uma causa subjacente comum, como o alimento não digerido de forma inadequada pode causar uma condição chamada de “intestino permeável”, o que aumenta artificialmente a permeabilidade do intestino delgado. A condição pode causar toxinas que serão liberadas na corrente sanguínea e afetam nosso sistema imunológico.

5 coisas que sua pele revela sobre você

4. PSORÍASE
Uma doença comum da pele que forma grossas manchas vermelhas e irregulares. A psoríase pode aparecer em qualquer lugar, mas é mais frequentemente encontrada nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e região lombar.

Possíveis causas: a síndrome metabólica, sistema imunológico hiperativo, irritação do intestino.

A psoríase é uma condição particularmente difícil, e seus efeitos sobre a pele pode ser bastante visível. Combinando isso com o fato de que aqueles que sofrem da condição são frequentemente objetos de uma variedade de tratamentos não-efetivos, aqueles com psoríase são muitas vezes frustrados e estão sempre à procura de respostas.

Os profissionais médicos não estão exatamente certos, sobre o que fazer com esta condição de pele, embora eles acreditem que um sistema imunológico irregular pode causar inflamação da pele, incluindo psoríase. Os surtos podem ser desencadeados por infecções, estresse emocional, cortes, arranhões ou cirurgia.

Felizmente, tratamentos avançados estão disponíveis para os pacientes. Estes tratamentos incluem cremes com esteróides, hidratantes, creme de vitamina D prescrito e cremes retinóide. Os médicos também recomendam mudanças de estilo de vida, o que inclui parar de fumar, reduzir a ingestão de álcool, e ter uma dieta de baixo índice glicêmico em nutrientes.

5. Marcas na pele
Descrição: Pequena saliência macia localizada no pescoço ou pálpebras, ou sob as axilas, seios ou perto da virilha.

Possíveis causas: obesidade, desequilíbrio hormonal, condições de açúcar no sangue.

As marcas na pele são uma outra condição da pele que pode ser causada pela flutuação hormonal. No entanto, as marcas na pele são mais causadas por níveis elevados de açúcar no sangue. A resistência à insulina, algo que potencialmente afeta até 75% da população, é muitas vezes a causa de picos de açúcar no sangue.

Comentários