3 plantas para curar e cicatrizar feridas

Conheça 3 plantas maravilhosas para curar e cicatrizar feridas!!

A natureza, sempre sábia e fascinante, coloca à nossa disposição maravilhosas plantas que podem nos ajudar a curar e cicatrizar aquelas feridas que todos já tiveram um dia.

Falamos, sem dúvidas, de lesões que não têm gravidade excessiva. Uma queimadura, um arranhão, um corte ou inclusive as clássicas feridas nos joelhos que as crianças ganham quando caem ou esbarram em algo, que podem ter uma solução rápida com determinados remédios caseiros.

Nunca é demais ter em casa nossa própria farmácia de “plantas medicinais”. Agora, considere também que precisamos saber escolhê-las e aplicá-las da forma correta.

Nem todas valem, e também é necessário aplicar uma dosagem adequada.

A seguir, ofereceremos 3 sugestões que serão muito úteis para facilitar o seu dia a dia.

1. Babosa para curar e cicatrizar feridas

3 plantas para curar e cicatrizar feridas

O gel de babosa aplicado por via tópica é simplesmente excepcional. É usado como tratamento para as feridas, queimaduras, irritações e inflamações da pele.

Essa polpa ou massa gelatinosa de dentro da babosa não é composta apenas por água. Além disso, ela contém mucilagem ácida, sais orgânicos, enzimas, saponinas, taninos, aminoácidos, vitaminas e diversos minerais.

  • A aplicação tópica do gel de babosa estimula a produção de colágeno. Graças a este processo a cicatrização é favorecida e a angiogênese também, ou seja, a formação de novos tecidos para cobrir as feridas.
  • Ainda, graças a diversos estudos, sabe-se que esta planta tem efeitos terapêuticos capazes de diminuir tanto a dor quanto a inflamação.
  • Também é fascinante saber que dispõe de aloe-emodina, um composto orgânico que combate tanto vírus quanto bactérias. Deste modo, consegue curar e cicatrizar feridas de forma rápida e sem perigo de surgirem infecções.

Aplicação da babosa

Uma forma excelente, útil e simples de aproveitar os benefícios da babosa é congelando-a. Anote tudo sobre o procedimento.

  • Pegue uma folha da planta de babosa e, com ajuda de uma colher, abra-a pela metade.
  • Retire todo o gel translúcido de dentro dela e coloque-o colher por colher em uma forma para fazer gelo.
  • Depois de encher a forma, coloque-a no congelador.
  • O gel conservará todas as propriedades enquanto estiver no congelador. Sempre que precisar dele, basta tirar um dos cubinhos e usar.

A aplicação à frio de babosa também pode ser muito terapêutica para aliviar contusões ou inclusive varizes inflamadas.

2. A centella asiática

3 plantas para curar e cicatrizar feridas

A centella asiática é uma erva  medicinal muito usada para tratar problemas de pele como eczemas, psoríase, chagas, simples queimaduras ou inclusive feridas abertas.

Esta planta tão comum em todo o continente asiático contém um elemento que compartilha com a babosa: as saponinas. Graças a elas a cicatrização é favorecida e inclusive há uma melhora da circulação sanguínea para estimular a produção de colágeno.

É comum que as indústrias farmacêuticas façam uso dela para incluir em tratamentos tópicos. Uma de suas virtudes é estimular a cura das feridas após cirurgias.

Aplicação da centella asiática

É possível conseguir múltiplos tratamentos naturais já preparados em lojas de remédios naturais. São uma boa opção que sempre nos oferecerá mais segurança.

  • Também existe a alternativa de preparar simples “cataplasmas” à base de folhas de centella asiática.
  • Neste caso, você só terá que recorrer a algumas folhas frescas, socá-las com um pilão, e aplicá-las sobre a ferida ou a queimadura.
  • Deixe atuar por 20 minutos e depois retire.
  • Se repetirmos essa mesma ação dois ou três dias seguidos, veremos bons resultados.

3. A camomila

3 plantas para curar e cicatrizar feridas

A Agência Europeia de Medicamentos aprovou seu uso há alguns anos. A camomila usada de forma tópica é muito eficaz para curar e cicatrizar feridas, eczemas e todo tipo de inflamações.

  • Cabe dizer que não será muito útil ingerir uma deliciosa xícara de sua infusão. Ela até poderá nos acalmar e ajudar a descansar, mas no que se refere ao tratamento de feridas e infecções, devemos aplicá-la externamente.

Além disso, dentre suas vantagens destaca-se o fato de que é antialérgica. Explicaremos a seguir como você pode se beneficiar dela.

Aplicação da camomila

É muito simples. O mais recomendável é comprar camomila seca em uma loja de produtos naturais.

Também seria possível fazer uso dos clássicos saquinhos de infusão mas, visto que não sabemos se tudo que há dentro deles é camomila, sempre é melhor recorrer a um centro especializado.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de camomila seca (10 ).
  • 1/2 copo de água (100 ml).

Preparo

  • Aqueça meio copo de água e, quando ferver, adicione a colher de camomila seca.
  • Depois de infusionar, retire a camomila com a ajuda de um coador e fique só com a água.
  • Quando estiver morna, e com a ajuda de um algodão, aplique sobre a ferida a água medicinal incrivelmente curativa. Você pode repetir o tratamento várias vezes por dia. Costuma dar um resultado maravilhoso.

Não deixe de incluir estas três plantas em sua farmácia caseira. Certamente elas lhe serão de grande ajuda.

Este é um site de noticias,tratamentos e curiosidades ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.

Comentários